Sem categoria

Os arquitectos fazem bonecos ou arquitectura?

By 17 de Janeiro, 2020 Janeiro 19th, 2020 No Comments
projectos de arquitectura (gabinete de arquitectura)

Afinal o que é um projeto de arquitetura? O que faz um arquiteto?

O paradigma mantém-se! Sim, é verdade, o arquiteto também faz bonecos. Os bonecos não são os projetos de arquitetura.

O arquiteto tem o privilégio de criar espaços. É o profissional que projeta estes “lugares” para os mais diversificados usos para o ser humano: as tão conhecidas e ambicionadas casas, prédios, espaços públicos e a restante matéria que faz parte do quotidiano do Homem. Contudo, há ainda quem se dirija ao arquiteto e peça um “boneco”.

Bonecos são os que farão parte do espaço, nós. O que o arquiteto faz, como todas as outras profissões são fornecimentos de serviços, um serviço como fornece um advogado, um médico, um gestor e tantos outros ofícios. O arquiteto também tem um gabinete ou um escritório, tal como as outras profissões. Como consequência de tal presta serviços de consultoria, mas a diferença é que muitas vezes fá-lo a custo zero. Porquê? Porque 90% dos clientes não falam em honorários, é quase como que um tabu. Estranhamente os arquitetos costumam pagar outros serviços quando procuram outras profissões.

Estará na altura dos arquitetos também terem uma tabela de honorários?

Prestarem uma consulta por hora? Será que continuaremos a desenhar bonecos nas horas vagas?

Infelizmente a ignorância de muitas pessoas afundam e a profissão de arquitetura é quase que como uma obrigação para fazer a ponte entre o cliente e a Câmara, por causa de uma assinatura que hoje em dia é obrigatória.

Contudo, quando os arquitetos recebem um cliente, acolhem alguém que traz em mente um projeto de vida, muitas vezes uma casa, o espaço onde irá viver, habitar, comer, dormir. Este projeto é encarado como sendo o seu futuro, o seu recanto, o seu lar. Para tal, seria mais fácil apenas um boneco num papel, mas não, o boneco tem que esperar por um estudo prévio, onde as ideias e vontades do cliente começam a ganhar forma.

Depois do cliente ficar satisfeito com o estudo, é submetido o projeto de arquitetura composto por diversos desenhos técnicos explicativos, bem como textos para serem licenciados pelas entidades competentes. Posteriormente a ser validado, o projeto de arquitetura segue o seu rumo em direção ao projeto de execução, projeto este que cada vez mais é uma mais-valia para a definição detalhada de materiais e pormenores construtivos para que possa haver um maior diálogo entre cliente, arquiteto e um futuro empreiteiro. A obra começa a nascer, a ganhar formas, volumetrias, luz, texturas, sombras, cores e cabe ao arquiteto dar assistência técnica à execução da obra.

Fazer valer os direitos do cliente, ou seja, executar o cumprimento do projeto de arquitetura na íntegra, prestando o devido apoio e tirando dúvidas.

Os arquitetos também se deslocam, também têm um automóvel, também comem, também trabalham, também pagam contas.

Porém um dia, quando se reformarem, darão-se, sim ao luxo de desenhar muitos bonecos!

+ info
close slider

Inicie o seu projeto connosco

Fornecemos orçamento gratuito