Serviços

Projeto de
arquitetura

Pretende iniciar o seu projeto com a Em Paralelo?

Quer construir, ampliar ou fazer uma reabilitação?

Sabe se um projeto de arquitetura é elaborado apenas e exclusivamente por arquitetos?

Para o Em Paralelo, cada projeto tem a sua identidade de acordo com as necessidades de cada cliente e que, independentemente do uso que o cliente lhe vá dar, responda da melhor forma ao seu propósito.

No entanto, o processo entre cliente e arquiteto obedece a regras que só avançam com o devido aval do cliente.

A dupla de arquitetos ambiciona criar uma proximidade com o cliente de forma a deixá-lo confortável em todos os passos e a tornar estas fases possíveis para que o seu sonho se concretize.

Numa segunda fase, e depois de uma conversa preliminar entre ambas as partes, o cliente define um programa. Neste programa, no caso de uma habitação, o cliente explica a sua intenção estética, as suas necessidades, o número de quartos e outros compartimentos que necessitem. É nesta fase que se abordam as condicionantes orçamentais. Perante isto, o Em Paralelo cria uma carta de honorários/orçamento do projeto que, depois de ser aprovado, é dividido nas seguintes fases.

Mais informações aqui:
http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf

Fase N.º1

Fase N.º1

Estudo prévio

Esta é a fase de desenvolvimento do conceito preliminar, onde se passam as ideias e as vontades do cliente para a “formalização do projeto de arquitetura”.

O passo seguinte é a apresentação de desenhos e/ou imagens e/ou maquetas onde o cliente possa compreender melhor o seu projeto. É também quando se iniciam os projetos de especialidades com a coordenação direta da equipa de arquitetos.

Fase N.º2

Fase N.º2

Licenciamento do projeto

Dependendo do projeto, este vai carecer de licenciamento das entidades competentes.

O projeto é formalizado de acordo com a Câmara onde será entregue e onde se alcança que o mesmo seja aceite pela mesma entidade.

Nesta fase, os arquitetos preparam todo o processo, que inclui as peças desenhadas e as peças escritas para que estas sejam organizadas de acordo com a entidade acima referida.

Fase N.º3

Fase N.º3

Projeto de execução

Esta é uma das fases mais importantes de qualquer projeto.

Todo o projeto de arquitetura culmina numa etapa onde realmente se percebe o projeto no seu todo: pormenores de materiais, pormenores construtivos. Nesta fase, e em paralelo, fazem-se as medições e os orçamentos, juntamente com as condições técnicas e gerais específicas à obra. Futuramente, este trabalho será cumprido em obra por um empreiteiro devidamente qualificado para a execução e cumprimento do mesmo.

Fase N.º4

Fase N.º4

Assistência técnica à execução da obra

Esta fase consiste na fiscalização por parte dos arquitetos para que os projetos aprovados sejam respeitados na íntegra.

É da competência do Em Paralelo auxiliar, prestando o apoio técnico e tirando todas as dúvidas sobre o projeto para com o empreiteiro.

Convém salientar, porém, que os arquitetos são obrigados à assistência técnica à obra se ficar estabelecido entre ambas as partes.

Projeto de
especialidades

Em quase todos os casos, os projetos de especialidades apresentam-se após a aprovação camarária do projeto de arquitetura com exceção nos pedidos de comunicação prévia em que ambos são submetidos paralelamente na Câmara.

Os projetos de especialidades são obrigatórios para dar sustentabilidade nomeadamente aos seguintes projetos de arquitetura:

  • Estabilidade, Escavação e Contenção Periférica;
  • Alimentação Distribuição de Energia Elétrica;
  • Instalação Gás;
  • Abastecimento de Água;
  • Drenagem Águas Residuais;
  • Drenagem Águas Pluviais;
  • Arranjos Exteriores;
  • Instalações Telefónicas e Telecomunicações;
  • Estudo Comportamento Térmico;
  • Estudo de Comportamento Acústico;
  • Segurança Contra Incêndios em Edifícios;
  • Instalações Eletromecânicas;
  • Projeto de ventilação e exaustão de fumos;
  • Instalações Mecânicas de Climatização.

Direção de Fiscalização

(Obras até à classe 5)

A fiscalização de obra abrange um serviço no qual existe um cruzamento entre a verificação física do técnico e o projeto em obra. Existe um acompanhamento mais intensivo para certificar se os projetos aprovados cumprem o que está a ser executado.

O Em Paralelo “faz a ponte” entre o dono da obra, de forma a assegurar que os projetos estão em conformidade, e transmite qualquer modificação ao cliente no caso desta existir.

O papel essencial do mesmo é executar o serviço de fiscalização tendo como principais responsabilidades as referidas na Lei N.º40/2015, de 1 de Junho no artigo 16.º (deveres).

Direção de Obra

(Obras até à classe 5)

A direção de obra detém uma posição fundamental na estrutura das empresas uma vez que se encontra diretamente ligada à produção. Ao diretor da obra compete dirigir a obra em todos os aspetos administrativos, técnicos e económicos, sendo responsável pelo cumprimento de todas as cláusulas do contrato, caderno de encargos e restantes peças do projeto e das normas e disposições legais em vigor. Detém também a responsabilidade pela orientação do modo de execução da obra devendo velar pela sua segurança e pela dos trabalhadores.

Esta função pode ser executada quer pelo arquiteto, quer pelo engenheiro devidamente enquadrado nos serviços prestados pela empresa em questão. O papel do mesmo é executar o serviço de coordenação e verificação dos trabalhos desenvolvidos em obra tendo como principais responsabilidades as referidas na Lei N.º40/2015, de 1 de Junho no artigo 14.º (deveres).

Levantamento Topográfico e Arquitetónico

Precisa de confirmar ou proceder a correções da área do seu terreno?

Quer iniciar um projeto e não sabe qual área do seu terreno?

O levantamento topográfico e arquitetónico é de extrema importância. Com base no mesmo serão determinadas as condições em que o levantamento será executado.

Este consiste numa representação gráfica da planimetria e altimetria de um determinado terreno. A planimetria aplica-se ao plano horizontal onde se representam os rios, estradas, edifícios, postes, caixas, entre outros. A altimetria consiste no plano vertical, sendo ele o relevo ou morfologia do terreno onde se incluem colinas, vales, depressões, planaltos, taludes.

O levantamento é realizado através do sistema de coordenadas HayfordGauss, Datum 73, tendo como unidade de referência o metro (m), em formato digital dwg, para posteriormente ser editado pelo topógrafo, arquiteto ou engenheiro.

serviço topografia

Projeto de Licenciamento Industrial

Tem um pavilhão ou armazém industrial e pretende iniciar uma atividade específica mas não sabe o que fazer?

Pretende obter uma licença de exploração de uma atividade industrial com CAE previamente aprovado e necessita de iniciar a laboração?

O projeto de licenciamento industrial, oficialmente chamado de Sistema da Indústria Responsável (SIR), é um processo que tem como objetivo a prevenção dos riscos e dos inconvenientes que resultam da laboração dos estabelecimentos industriais, tendo em vista a salvaguarda da Saúde Pública e dos trabalhadores, a segurança de pessoas e bens, a higiene e segurança nos locais de trabalho, o correto ordenamento do território e a qualidade do ambiente.

Este serviço do Gabinete de Arquitetura Em Paralelo está vocacionado para a indústria em geral e pode ser aplicado em estabelecimentos a projetar, legalização e licenciamento de estabelecimentos existentes mas também para reforçar uma otimização e atualização do licenciamento industrial de acordo com a legislação em vigor.

Este formato do Em Paralelo é uma solução integrada de serviços técnicos e consultadoria, onde são consideradas todas as atividades técnicas que beneficiam o resultado final que o cliente necessita.

licenciamento industrial

Tipos de Licenciamento Industrial:

Tipo 1 encontram-se sujeitos a procedimento com vistoria prévia;

Tipo 2 encontram-se sujeitos a procedimento sem vistoria prévia;

Tipo 3 encontram-se obrigados a mera comunicação prévia.

LICENCIAMENTO INDUSTRIAL

Visualizações Virtuais

As visualizações virtuais consistem em mais um serviço que o Em Paralelo presta.

A modelação 3D baseia-se em imagens tridimensionais do projeto em questão que permite que o cliente possa visualizar, de forma mais realista e aproximada, o seu projeto de arquitetura ou uma peça de design.

Recorremos frequentemente a este tipo de serviço para que o cliente esteja mais envolvido no projeto e em todas as suas particularidades, nomeadamente aspetos que nos desenhos bidimensionais nem sempre podemos explicar, como materialidades, formas, luz, relação com o exterior, sombras, iluminação artificial.

imagem 3d casa branca

Design Mobiliário

Procura algo personalizado que não encontra no mercado?

Tem um espaço ou parede e não encontra solução para o móvel ou estante?

O Gabinete abraça este serviço, pois acredita que, em muitos casos, a arquitetura e o design de mobiliário complementam-se em vários aspetos.

Este serviço nasceu da vontade do Em Paralelo dar resposta às necessidades dos clientes.

Com este tipo de serviço é possível personalizar todas as particularidades do projeto, sejam aplicadas no próprio ou em meras peças de mobiliário.

O Em Paralelo considera que cada peça desenhada e construída tem sempre um significado, uma forma e uma função que respondem às necessidades de cada pessoa. Por isso é que cada peça desenhada pelo Gabinete, partirá sempre de um desenho específico tendo em conta os seus materiais, os seus acessórios e todos os seus componentes necessários até à conclusão da peça.

Consultoria em arquitetura

Decidiu partir para a construção da sua casa ou ampliação da mesma?

Sente necessidade de alterar os espaços em que habita ou trabalha?

Precisa de apoio técnico para validar a legalidade construtiva de um terreno?

Precisa de ajuda técnica de acordo com as suas necessidades?

O Em Paralelo presta o serviço de Consultoria em Arquitetura orientando-o de acordo com as necessidades e realidades do cliente, dando-lhe um parecer mais rápido, mais técnico e mais preciso. Por vezes, numa fase inicial e antes de partir para um projeto mais específico, é importante implementar este tipo de serviço que ajuda a esclarecer e antecipar possíveis complicações processuais e futuras inviabilidades de um determinado caminho.

Conheça alguns exemplos de consultoria que o Gabinete pratica:

  • Visita ao local de intervenção;
  • Reuniões técnicas camarárias;
  • Estudos de viabilidades construtivas;
  • Enquadramento na legislação.